Iuris Naturis

Um Blog muito Natural e amigo do Ambiente com o principal objectivo de racionalizar os seus visitantes.

segunda-feira, julho 18, 2005


Poupar água

Hoje o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, declarou que quase 100% do território e nacional atravessa uma crise de seca severa e extrema.

Vinte e seis mil portugueses não teriam água nas torneiras se não fosse um corrupio de autotanques a abastecer os depósitos.·Nos últimos 15 dias de Junho, a seca extrema atingia 64 por cento do território e a severa, 33 por cento, num total de 97 por cento do território. Na primeira quinzena de Julho, a seca alastrou ainda mais.

O secretário de Estado do Ambiente afirmou hoje para a SIC que a situação que o país atravessa impõe uma utilização racional da água. Esta semana, arranca na televisão uma campanha nacional de sensibilização e a casa de todos os portugueses vai chegar um postal com uma mensagem de alerta. ?Todos nós, tenhamos ou não água nas torneiras, temos o dever de poupar água?, apela o secretário de Estado do Ambiente.

Na última reunião do Conselho do Ambiente da União Europeia, Portugal tentou sensibilizar os países europeus para a necessidade da aplicação do Fundo de Solidariedade a situações de catástrofe natural, como a da seca e apelou à adopção de "todas a medidas possíveis" tendo em vista aliviar a situação em que Portugal se encontra.
Portanto caros visitantes em particular, povo português em geral, parem de gastar água desnecessariamente. Quando digo ?desnecessariamente? refiro-me a lavagem dos carros ao domingo a tarde, algo que o Português tem o péssimo hábito de fazer, ou a regra intensiva das plantas ou ainda os longos banhos todas os dias em milhares de lares Portugueses. Meus senhores: a escassez de água é uma realidade muito grave e deve ser tratada rapidamente.
Por um mundo mais verde.

1 Comments:

At terça-feira, 19 julho, 2005, Blogger Rita Jorge Pinheiro said...

as pessoas na cidade raramente têm noção da realidade.
temos sempre água para lavar a cara de manhã, roupa lavada, e cumulo dos cumulos ainda vamos lavar o carro.

 

Enviar um comentário

<< Home

web tracker