Iuris Naturis

Um Blog muito Natural e amigo do Ambiente com o principal objectivo de racionalizar os seus visitantes.

domingo, outubro 16, 2005

Fumar em Espaços Públicos Fechados


A matéria que hoje publico no Iuris Naturis é de interesse geral mas sobretudo é dedicado a todos aqueles que como eu sofrem com o fumo do tabaco dos outros, em concreto os doentes com problemas respiratórios.
Penso que já está em vigor a Lei relativa à proibição do tabaco em zonas públicas fechadas, o que significa que cada vez que alguém fuma um cigarro dentro de uma discoteca (por exemplo) está a infringir uma lei emanada pela Assembleia da República. È claro que os fumadores activos não podem ser responsabilizados por fumarem neste tipo de locais pois são propícios ao consumo do tabaco. No entanto, não é justo para nós, Fumadores Passivos, respirarmos o ar poluído dos outros que ainda por cima estão a infringir a Lei. Citando a União Humanitária dos Doentes com Cancro: "ninguém tem o direito de prejudicar a saúde dos que o rodeiam"; "nos espaços públicos fechados, independentemente destes terem ou não janelas ou portas abertas (...) quem não é fumador é obrigado a respirar o fumo do tabaco de outrem, tornando-o um fumador passivo, com todos os malefícios que isso acarreta para a saúde".
A UHDC apoiou-se também no artigo 59º da CRP que diz que todos os trabalhadores têm direito à prestação do trabalho em condições de higiene, segurança e saúde, salvaguardando assim o interesse dos trabalhadores que não são Fumadores.
Resta-me apenas pedir mais civismo por parte dos Fumadores Activos para que tomem mais cuidado e lembrarem-se que há pessoas que não têm culpa dos seus vícios. Gostaria ainda de dar a sugestão aos proprietários dos bares e discotecas para a criação de espaços exteriores onde os fumadores possam consumir tabaco sem estarem a infringir qualquer lei.
Por um Mundo mais Verde e já agora com mais Civismo

14 Comments:

At domingo, 16 outubro, 2005, Blogger Ilidio Leite said...

Concordo plenamente com existência de leis que protegem os não fumadores(grupo no qual me incluo). continuaa o bom trabalho na defesa das causas verdes!

 
At terça-feira, 18 outubro, 2005, Blogger Rita Jorge Pinheiro said...

Olá Catarina!
O problema da lei é que não obriga à proibição de fumar em locais fechados... só facilita e encoraja os donos desses espaços a proibirem o seu consumo no interior dos referidos espaços.

 
At quarta-feira, 26 outubro, 2005, Blogger naturis said...

è Verdade Rita.. mas luto para que a Lei seja alterada na esperança de ver a lei aplicada nos bares e discotecas. Infelizmente e mais uma Vez por causa da ganância, a Lei não vai ser alterada, há interesses económico-sociais bem maiores que a saúde das pessoas e o meio ambiente.

 
At quinta-feira, 27 outubro, 2005, Blogger Solariso said...

Já fui fumador, tendo deixado de fumar em Janeiro de 2004 e talvez por isso estou completamente contra o que aqui foi defendido.

Porquê, sendo eu um defensor de um melhor ambiente?

Simplesmente porque a proibição não leva a nada, nem a proibição do tabaco, nem do alcóol, nem das drogas, etc...O que resolve as coisas é apenas educação, civismo e uma forte consciência social.

Quanto ao acto de fumar, também esse deve ficar à consciência de cada um. Obviamente que é melhor não fumar, mas caso se fume...Porque é que têm de ser sempre os fumadores a se retirarem?

Quem sai à noite e não fuma, sabe o que vai encontrar e pode muito bem não ir. Se leva com o fumo é porque querer ou afinal não é assim tão incomodativo.

Só espero sinceramente que não cheguemos ao ridiculo das situações que se passam nos EUA onde um fumador é quase visto como um criminoso e onde a industria tabaqueira pagou churudas indeminizações a pessoas que tinham cancro do pulmão, melhor dizendo pagou a ignorância daqueles que fumam.

Conclusão, cada um deve ser livre e isso implica que também os não fumadores são livres de não ir para sitios onde existe esse tal ambiente de fumo?

 
At quinta-feira, 27 outubro, 2005, Anonymous Anónimo said...

pois... mas nós, nao fumadores, nao deviamos estar impedidos de escolher ir a sitios com receio de sermos afogados em fumo... até porque todos temos o direito de nos divertirmos, ou a diversao está reservada a quem fuma? axo k fumar em espacos fechados deve ser proibido sim. fumar faz mal e cada um faz as escolhas para si próprio, e visto não podermos fazer escolhas pelos outros os fumadores não podem obrigar os nao fumadores a inalar o seu fumo. Realmente acho que a proibiçao nao leva a lado nenhum, mas ainda restam muitos sitios onde fumar como a privacidade das casas dos fumadores onde estes ja podem, à vontade, escolher o tipo de ar que querem respirar.

 
At sexta-feira, 28 outubro, 2005, Blogger Solariso said...

Caro anónimo,

Certamente reparou que disse já ter sido fumador, talvez por isso tenha mais compreensão por aqueles que fumam.
Mas também tenho compreensão e sou tolerante perante aqueles que bebem (por exemplo).

Estranho nunca ter visto ninguém incomodado de se vender alcóol nas estações de serviço.
Estranho que as pessoas só se incomodam com o que podem e querem ver.
Se um fumador me incomoda, posso-me afastar, mas se um condutor vem bebado nada posso fazer a não ser esperar que o meu
anjo da guarda esteja de serviço.
Mete-me realmente alguma confusão essas obcessões pela exclusão.
Aliás não há nada de mal em fumar, pelo contrário o fumo está relacionado com o nosso lado espiritual.

Parece-me mais anormal que as pessoas se encham de alcóol, ecstasy ou outro tipo de dogras para se conseguirem libertar das suas prisões, mas como não incomoda, não deita fumo, ou melhor é mais fácil ser indiferente.
Parece-me mais anormal que numa discoteca ou bar a musica seja tão alta que se torne impossivel falar e onde a grande maioria das pessoas
continua fechada nos seus casulos com sorrisos banais, vestindo a roupa da moda.

E claro no dia seguinte pode sempre se dizer: Ai que horrrivvvelll a minha roupa cheira horrriivelmente a fumo.

 
At quarta-feira, 02 novembro, 2005, Blogger Roberto Iza Valdes said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At sábado, 12 novembro, 2005, Blogger naturis said...

Em resposta ao Solariso: Infelizmente meu caro tds pensam como o senhor e só posso lamentar que assim seja.. pq além do ambiente estão os direitos das pessoas e acima deles as liberdades e garantias das pessoas: aprenda uma coisa: a minha liberdade termina onde a liberdade excessiva de outros coméça!
Só lamento o seu comentário.

 
At sábado, 12 novembro, 2005, Blogger naturis said...

Novo comentário para Solariso: è clr que me preocupa se as pessoas bebem de mais.. mais uma vez isso é falta de civismo.. Mas não me parece que o senhor seja o mais indicado para falar de civismo uma vez que fumou durante tantos anos, só devia ter vergonha de defender os funmadores.. não são nenhuns anjinhos.. bem pelo contrário. Continuo a dizer que achei o seu comentário lamnetável..
Ao Anónimo, agradeço o seu comentário, mas preferia que que se revelasse.
Naturis

 
At quinta-feira, 24 novembro, 2005, Blogger Solariso said...

Apenas mais um reparo,...tardio.

Não defendo os fumadores, aliás estou muito satisfeito em não fumar mais e acho que todos só têm a ganhar em deixar de fumar.

No entanto sou tolerante para com os fumadores e não me revejo no fundamentalismo americano anti-tabaco.
Aliás acho inacreditável existir, por exemplo no aeroporto de Heathrow uma sala com uns 15 metros quadrados toda fechada, unico sitio onde é permitido fumar e onde dezenas de pessoas fumam e onde o ambiente de fumo ai sim é insuportável.

Os que fumam não são cães nem bichos do mal. Ser tolerante é bom e só ajuda...

 
At domingo, 27 novembro, 2005, Anonymous Anónimo said...

ola Catarina! tenho que dizer que todos os dias dou ca um saltinho e ja sinto falta de uma actualizaçaozinha. este blog é demasiado bom para ficar ao abandono.ja agora queria dizer que o "anonimo" sou eu, esqueci-me de escrever o nome. gostava ainda acrescentar, como resposta ao ultimo comentario de solariso, que realmente é preocupante tanta gente numa sala de 15 metros quadrados cheia de fumo, no entanto so la vai quem quer, e se for para evitar que outros sofram consequencias das más decisoes de alguns, acho muito bem. o tabaco causa cancro. e cada um decide o que quer para a sua vida, nao para a dos outros. E é claro que me preocupo com aqueles que bebem, principalmente se beberem antes de conduzir, o que por acaso nao é permitido por lei. Se nao é permitido conduzir alcoolizado porque isso pode prejudicar outros, tambem nao deve ser permitido fumar em espaços publicos fechados pela mesma razao. fumar nao é uma obrigaçao,é uma opçao e, como tudo, tem as suas desvantagens. como é obvio nao vamos penalizar quem preza a sua saude em deterimento dos que fazem opçoes nefastas. queria tambem acrescentar que sou filha de um fumador, e o respeito pelo meu pai e pelas suas opçoes em nada muda a minha posiçao, até porque ele mesmo assume que não é um comportamento saudavel. Filipa

 
At domingo, 11 dezembro, 2005, Blogger Ambientalistas da Amadora said...

Sugiro uma visita ao blog Ambientalistas da Amadora.

http://ambientalistasdaamadora.blogspot.com/

Considerem em colocar um link para este blog.

Obrigada.

 
At sexta-feira, 30 dezembro, 2005, Blogger Metallyptica said...

Iuris, costumo axar bastante agradável e educada a forma como respondes aos comentários, mas desta vez não posso deixar de demonstrar o meu desagrado pela forma como respondest ao solariso. Como sabes sou fumadora e tenho plena consciência que é uma atitude que só me prejudica. No entanto, tenho d concordar com o solariso e não com os não-fumadores radicais que aki comentaram... Pq somos sempre nós os fumadores a ter de ser excluidos?! Não me parece bem... Devo dizer-t q sp q estou com pessoas q n fumam tenho o cuidado d tentar evitar q a maioria do fumo vá directamente para essas pessoas pois sei que isso incomoda e é prejudicial á saúde... tento faezr a minha parte, mm sendo fumadora... (e portanto, para ti, uma pessoa nefasta para a sociedade).

Lamento, costumas ter uns posts interessantes e coerentes, mas este é radicalismo puro.

 
At sexta-feira, 31 agosto, 2007, Blogger Iza Roberto said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Enviar um comentário

<< Home

web tracker