Iuris Naturis

Um Blog muito Natural e amigo do Ambiente com o principal objectivo de racionalizar os seus visitantes.

domingo, outubro 16, 2005

Fumar em Espaços Públicos Fechados


A matéria que hoje publico no Iuris Naturis é de interesse geral mas sobretudo é dedicado a todos aqueles que como eu sofrem com o fumo do tabaco dos outros, em concreto os doentes com problemas respiratórios.
Penso que já está em vigor a Lei relativa à proibição do tabaco em zonas públicas fechadas, o que significa que cada vez que alguém fuma um cigarro dentro de uma discoteca (por exemplo) está a infringir uma lei emanada pela Assembleia da República. È claro que os fumadores activos não podem ser responsabilizados por fumarem neste tipo de locais pois são propícios ao consumo do tabaco. No entanto, não é justo para nós, Fumadores Passivos, respirarmos o ar poluído dos outros que ainda por cima estão a infringir a Lei. Citando a União Humanitária dos Doentes com Cancro: "ninguém tem o direito de prejudicar a saúde dos que o rodeiam"; "nos espaços públicos fechados, independentemente destes terem ou não janelas ou portas abertas (...) quem não é fumador é obrigado a respirar o fumo do tabaco de outrem, tornando-o um fumador passivo, com todos os malefícios que isso acarreta para a saúde".
A UHDC apoiou-se também no artigo 59º da CRP que diz que todos os trabalhadores têm direito à prestação do trabalho em condições de higiene, segurança e saúde, salvaguardando assim o interesse dos trabalhadores que não são Fumadores.
Resta-me apenas pedir mais civismo por parte dos Fumadores Activos para que tomem mais cuidado e lembrarem-se que há pessoas que não têm culpa dos seus vícios. Gostaria ainda de dar a sugestão aos proprietários dos bares e discotecas para a criação de espaços exteriores onde os fumadores possam consumir tabaco sem estarem a infringir qualquer lei.
Por um Mundo mais Verde e já agora com mais Civismo

web tracker