Iuris Naturis

Um Blog muito Natural e amigo do Ambiente com o principal objectivo de racionalizar os seus visitantes.

terça-feira, abril 18, 2006

Chernobyl: Greenpeace prevê ainda mais 100.000 mortes

« Os impactos sobre a saúde do acidente nuclear ocorrido há 20 anos em Chernobyl, na Ucrânia, foram subestimados, podendo causar ainda mais 100.000 mortes, revela um relatório divulgado hoje pelo grupo»
«Dados oficiais da Organização das Nações Unidas tinham previsto mais 4.000 mortes devido a cancro, atribuídas à contaminação radioactiva de Chernobyl. »
«No relatório, o Greenpeace afirma que estudos recentes estimam que esse número chegará aos 100 mil, a maioria das quais na Ucrânia, Rússia e Bielorússia. »

domingo, abril 16, 2006

Mar Morto pode «secar» até 2050

«O Mar Morto, local turístico apreciado pelas suas virtudes terapêuticas, está ameaçado por uma situação ecológica «catastrófica» que pode levar ao seu desaparecimento até 2050, advertiram especialistas. »

«Os «Amigos da Terra», uma organização não governamental do Médio Oriente que reúne ecologistas israelitas, palestinianos e jordanos, advertiram para o perigo de uma «catástrofe ecológica» no Mar Morto, onde desagua o rio Jordão, no meio de uma paisagem austera, crestada pelo sol e carregada de história bíblica.
«Em 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície e o nível das suas águas continua a diminui rapidamente», declararam os «Amigos da Terra». »

«...o desvio do caudal do rio por motivos agrícolas, hidroeléctricos ou de consumo humano, além da construção de diques de evaporação para a exploração dos sais minerais, levaram a uma diminuição do nível da superfície em cerca de um metro por ano há mais de duas décadas.
As consequências são especialmente graves para a parte costeira de Israel, a sul do Mar Morto, e palestiniana, concretamente na Cisjordânia, na parte norte. »

Fonte: Diáriodigital.sapo.pt

web tracker